Como são os castings para o "Big-Brother-2020" e "Ver para Crer"? Foram Preconceituosos!

bb2020.jpg

          Inscrevi-me para participar no reality-show. Sem eserança de ser chamado. Já o tinha feito em edições anteriores e nunca fora chamado. Depois de um ionquérito online de 84 perguntas, muitas deles muito pessoais, outras bem estúpidas de quem pouco entende de as fazer. Respondi e enviei, sem grande espetança.

casting big-brother com 461.jpg
casting big-brother com 466.jpg

          Passado bastante tempo, recebo uma chamada para ir ao 1º casting. Fui sem nehuma espectativa. Cheguei, dei o nome, preenchi uma declaração de direitos de imagem, e tiraram umas fotos e esperei. Ao que tinha percebido, eram 4 pessoas a fazer as entrevistas. Esperei mais de 2 horas. Uns iam entrando, iam ao casting e eu ali. Ia vendo os candidatos a futuros concorrentes e eram uns pior que outros, nem sei se eles tinham mesmo a noção de que iam ser escolhidos, tal era as figuras com que apareceram. Fui finalmente chamado. Subi ao 4º andar e entrei numa sala, onde estavam lá 2 pessoas. Sentei-me e o homem, não me parecia saber fazer perguntas e até pouco simpático. Disse que ja estavam um pouco atrasados e que queriam despachar. Se não levassem mais de 30 minutos com cada candidato, se calhar tinham tempo. A senhora era mais simpática, no entanto, o homem não tinha mesmo talento, para fazer entrevistas e perguntava tudo o que não interessava ao programa, mas sim, por mera cusquice. Eu tinha tudo o que era pedido, carisma, sem espectativas nenhumas e inspirador, como ator e jornalista e deficiente visual. Uma das perguntas era precisamente, o porquê de querer ir e que mensagem poderia deixar? Respondi, que iria despertar conciências dentro e fora da casa. Fazer todo o tipo de atividades que a “Voz”, pedisse. Isto para provar que as limitações visuais nada me impediam e ao mesmo tempo, despertava nos outros deficientes, vontade de ir de enfrentar o preconceito da sociedade, que continua a achar, que somos bons, de coragem, mas que não nos dão qualquer oportunidade de levar por mais adiante. O homem, que falava mais do que ouvia e manifestou ali o preconceito e quase disse que não iria passar ao 2º casting e não é que veio mesmo a acontecer? Burro!

ver para crer.jpg

                    Fui ao casting do concurso”Ver pra Crer”, era na Casa do Artista. Nesse dia de manha, até me tinha enganado no metro, mas lá acabei por chegar. Dei o nome, assinei uma declaração de direitos de imagem e tiraram-me uma foto para anexar á ficha de inscrição. Esperei e subimos 4 pessoas para a simulação. O casting consistia em fazer-se uma simulação do concurso. Entrámos para uma sala, onde stavam 2 senhoras. Sentámo-nos pela ordem da nomeração. Foi-nos explicado como funcionaria, embora todos já conhecessemos bem o programa. Eu, que até o via todos os dias á noite, sabia de cor. Tanto mais que era ator e já tinha trabalhado com a Ana Guiomar em 2 novelas”Vila Faia” e “Perfeito Coração”, embora em núcleos diferentes. Jogou-se as 2 vezes cada par e até ganhámos. Tudo levaria a querer que eu iria ser selecionado, por trouxe alegria, era ator, e tudo levava a crer. Falei que tinha limitações voisuais, e ao que parece, foi o motivo para não o ser-

          Só se consegue combater o preconceito, lutando, mostrando e despertando conciências e ivocar sempre o direito a ser reconhecido pelo trabalho, esforço e dedicação e o direito ás oportunidades como todos os outros atores. Há atores portadores de deficiência que são fantásticos e que a unica pessoa que acredita neles e lhes dá a mão chama-se Marco Paiva, que na Crinabel, quer no projeto Terra Amarela e que dá as condições de receberem do que fazem. 

          Não acreditava muito, que quem fosse responsável por castings, fossem ignorantes e preconceituosos, mas enfim, há-os! Já tinha concorrido ao”Factor X”, e ali não reparei em nada a não ser, a grossaria com que estavam para com os outros concorrentes. Esta é a realidade que se passa nos bastidores, nos castings porquem recebe e não percebe de música e de mensagens, que são legítimas, para consciencializar toda a opinião pública sobre os deficienbtes e as suas capacidades de serem e fazerem o que mais gostam!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s